Animação vocacional

Vocação

Não conhecemos maravilha maior do que o milagre da vida. Viver, simplesmente viver, já é bom demais e viver bem, então, é uma graça magnífica. A vida é sem dúvida um mistério, uma interrogação, uma terra desconhecida que se oferece à pessoa como aventura e desafio.
A vida é graça, dom de Deus. Você foi chamado à vida e, como alguém que recebeu o dom das mãos de Deus, você tem o direito e o dever de respeitar e proteger a vida. E ainda, somos chamados a nos realizamos como homens e como cristãos, vivendo nossa vocação especifica colaborando concretamente com a implantação do Reino de Deus.

SAV – Serviço de Animação Vocacional

É uma ação da Igreja que busca ajudar os jovens vocacionados a tomarem consciência de suas reais motivações vocacionais no processo vocacional decorrido.

Por que ser um Frade?

  Um frade é antes de tudo uma pessoa consagrada a Deus, que se entrega totalmente a Ele e, por amor dele, está disposta a prestar serviços aos mais necessitados. Em vez de cuidar da própria família, acha que tem amor suficiente para cuidar dos que não têm ninguém que olhe por eles. A palavra Frade quer dizer irmão, e dá um dos sentidos mais importantes da vocação. Um frade é uma pessoa que está disposta a viver a vida inteira com outros irmãos, sem se casar, dando testemunho para todas as pessoas de que , no céu, nós vamos viver para sempre um profundo amor de irmãos e irmãs entre todas as pessoas. Um frade é alguém que coloca todo o seu apoio, toda a sua esperança e toda a sua força, por amor a Deus, nos outros frades, seus irmãos. Sua garantia não são o dinheiro, a saúde, um diploma, uma família, nem mesmo uma instituição. São os outros irmãos. Um frade tem o coração aberto para amar todas as pessoas, mesmo as mais difíceis. É claro que sempre a gente ama algumas pessoas mais intensamente, com mais alegria, mas sem querer ser o dono delas. Algumas outras pessoas a gente ama com mais dificuldade, mas sabe ir descobrindo o que elas têm de bom porque todos os filhos de Deus têm muitas coisas boas, mesmo que, logo no início, a gente não consiga ver. Por isso, São Francisco chegou a dizer que nós devíamos receber bem até os ladrões.

Por que um Franciscano Capuchinho?

  Há muitos jeitos de ser um Frade, em ordens ou congregações muito diferentes. Os frades franciscanos seguem a proposta de vida de São Francisco de Assis. São Francisco e Santa Clara de Assis foram dois grandes santos que viveram oitocentos anos atrás e deixaram um bonito caminho espiritual que milhões de pessoas têm seguido até hoje. Na proposta franciscana, um dos aspectos mais importantes é levar extremamente a sério a vida em fraternidade, o amor entre os Irmãos e com todos os irmãos e irmãs deste mundo. Mas Francisco e Clara queriam principalmente seguir Jesus Cristo. Como Jesus Cristo tornaram-se pobres e penitentes. No fim, tornaram-se verdadeiramente "outros Cristos". Eles nos ensinam, com uma força especial, a descobrirmos Jesus Cristo dentro de nós mesmos e a nos transformarmos em bons filhos de Deus, como eles. Oitocentos anos atrás, São Francisco e Santa Clara fundaram três "ordens", os grupos de pessoas que seguiram seus passos no caminho de Deus. Um desses grupos, para homens foi o dos frades franciscanos (OFM, OFMConv e OFMCap). Outro foi o das Irmãs Clarissas, para as mulheres que queriam retirar-se para levar uma vida contemplativa. Outro admitia qualquer pessoa, mesmo as que queriam viver como casadas e trabalhando fora como todos os bons cristãos. Com o tempo, essas famílias se multiplicaram. Mesmo a Ordem Terceira, que era para pessoas leigas, acabou dando origem a muitas congregações religiosas, tanto de homens como de mulheres. Esses grupos surgiram desde o tempo de São Francisco, mas grande parte é dos séculos XIX e XX. São chamados de Terceira Ordem Regular. Quando colocamos um OFMCap, aí atrás, queríamos falar dos frades capuchinhos, um ramo dos franciscanos que se formou no século XVI, pouco depois do descobrimento do Brasil.

Que TAU Ser Um Frade Capuchinho!
O Serviço Vocacional da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí (PROCEPI) visa despertar a Vocação Humana, Cristã e Franciscano-Capuchinha. E busca criar em nossa província uma cultura vocacional. Desenvolvemos o seguinte itinerário: Despertar, discernir, cultivar e acompanhar os jovens que nos procuram. Levando-os a darem uma resposta consciente e eficaz ao Senhor da Messe e Pastor do rebanho.

Somos Uma Ordem De Irmãos!

Vocação
Uma resposta de amor
Somos chamados a dar um testemunho público da vida de Cristo: seguindo o Cristo pobre e humilde, anunciando o Evangelho por toda parte e a todas as criaturas, principalmente às mais pobres e necessitadas.

Missão
Em espírito de Minoridade
Como Frades Capuchinhos, assumimos a missão de viver no mundo a vida do Evangelho em Fraternidade, na verdade, na simplicidade e na alegria.
Os sinais visíveis que caracterizam nosso estilo de vida são:
  • Simplicidade
  • Proximidade do povo
  • Espírito fraterno em nossas casas e no Apostolado
  • Junto a isso, iluminados pelo exemplo dos primeiros capuchinhos, busca-se intensificar a vida de penitência e oração.
 Fraternidade

De peregrinos e forasteiros
Nossa forma de vida foi iniciada por São Francisco, que chamou de Fraternidade, a partir do exemplo de vida de Cristo e de seus discípulos, estando no mundo como peregrinos e forasteiros.

Oração
Um respiro de vida
A oração deve ser melhor parte da vida do frade capuchinho. Começa pela moção do Espírito, pela qual Deus fala em seu coração e lhe impulsiona ao serviço.

Sobre Nossas Origens


A Ordem dos Menores, tendo crescido muito nos primeiros séculos, desde São Francisco, veio a ramificar-se. Os três principal ramos da Ordem são:
  • Ordem dos Frades Menores OFM
  • Ordem dos Frades Menores Conventuais OFMConv
  • Ordem dos Frades Menores Capuchinhos OFMCap
Cada uma mantém organização e estrutura legais dentro da Igreja, unidas pela origem comum que é São Francisco e sua forma de vida evangélica.
O inicio da Ordem Capuchinha remota a 1525, quando alguns frades menores quiseram viver uma vida mais estrita de oração e pobreza, buscando aproximar-se mais da intenção original de São Francisco e sua forma de vida evangélica.
O nome “capuchinhos” se deve à forma do capuz do habito (veste religiosa) mais simples e alongado. No começo foi como um apelido dado carinhosamente pelo povo, que depois passou a ser o nome oficial da Ordem, que atualmente existe em 101 países, com cerca de 11.000 frades vivendo em mais de 1.800 fraternidades.

A Formação Dos Capuchinhos

Formação Inicial
Guiados pelo Espírito Santo (formador por excelência), a formação dos Capuchinhos compreende duas fases:


  • Pastoral Vocacional (acompanhamento em encontros vocacionais e na família – mínimo de um ano);


  • Postulado I e II (dois anos de iniciação à vida da Ordem, sem estudos acadêmicos);


  • Noviciado (Ano Canônico de inserção na Vida Religiosa Franciscano Capuchinha – ao final faz-se a Profissão Simples na Ordem);


  • Pós-noviciado (Três anos em media até a Profissão Perpetua Dá-se o Estudantado Filosófico-teológico ou formação especifica de acordo com o apostolado que os freis irão exercer).


  • Formação permanente
    A Formação Permanente inicia-se a partir da Profissão Perpetua. Através de momentos fortes na Fraternidade Provincial e Local, como retiros, capítulos, cursos formação especializada, leitura pessoal, etc... os frades continuam sua formação, que dura por toda a vida.
    Por: Frei Alexandre- Promotor Vocacional(PROCEPI)

    ANIMAÇÃO VOCACIONAL

    Fraternidade São Benedito Av. Frei Serafim, 1626 - Centro
    Caixa Postal 318
    Fone: (86) 3222-2667

    CEP: 64001-970 - Teresina-PI


    Demais Fraternidades:
    FRATERNIDADES- Província São Francisco das Chagas do Ceará e do Piauí (PROCEPI)