quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UMA BOA IDÉIA


Adoração e os Adoradores
Caríssimos Irmão e Irmãs, o Evangelista  de São João cap. 4. 23, nos mostra isso claramente, quando afirma: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

 Jesus afirma com autoridade que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, porque Deus sempre quis do homem uma atitude de adoração verdadeira e voluntária. Por isso nós que hoje nos levantamos como adoradores, se queremos adorar ao Senhor da maneira certa devemos antes entender o verdadeiro significado da adoração. Quero adorar o Senhor, mas, como adorá-lo?

 ADORAR: No dicionário podemos encontrar algumas definições para a palavra adorar, como por exemplo: render culto, amar ao extremo, venerar  e gostar muitíssimo, reverenciar,  etc. No original grego encontramos a palavra PROSKUNEO, que tem como significado: prostrar-se, vergar-se, obedecer, mostrar reverência, homenagear, louvar, adorar.

LOUVAR: Também, no dicionário encontramos algumas definições para o verbo louvar, como por exemplo: dirigir louvores, elogiar, exaltar, glorificar, bendizer... Do original grego EPAINOS, significa: aprovação, recomendação, homenagem, louvor. EPAINOS, não expressa somente louvor pelo que Deus faz por nós, mas também por quem Ele é, reconhecendo sua glória.

 ADORAÇÃO  e LOUVOR
Como podemos perceber nas respectivas definições, a adoração não significa apenas louvor, nem louvor significa apenas adoração, mas, as duas atitudes podem conviver harmoniosamente. Na adoração louvamos a Deus, e, com o louvor também adoramos a Deus.
 No entanto, o louvor é algo que expressamos com nossa boca, elogiando a Deus, homenageando-o, proclamando seus feitos e a sua glória, agradecendo-o etc. Enquanto que a adoração é um conjunto de muitas atitudes. Adoramos a Deus com o louvor, mas também adoramos em uma oração, em um gesto de reverência, com um sentimento que só nós e Deus sabemos, (o amor a Ele), adoramos com sons audíveis e ou inaudíveis, descritíveis ou indescritíveis, com ou sem palavras; Adoramos em espírito, mas, também em verdade.
A música é um aspecto da adoração. É interessante notar que nas diversificadas visões dos personagens bíblicos acerca da presença de Deus, ou da habitação de Deus, há algo em comum: a música!

“Então vi no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. [...] E entoavam um novo cântico.” (Apocalipse 5.6-14).

Os santos cantavam a respeito de Cristo, a respeito da redenção mediante o sangue; enfatizando os propósitos soberanos de Deus em atrair para Si mesmo um povo, para que sejam reis e sacerdotes.
A música é parte integrante da adoração. Considerando em sentido bem específico sua função, notamos que ela possui dois objetivos, que são (ou podem ser) tanto distintos quanto congruentes. E estes têm se confirmado na história humana: (1) Criar ambiente, e (2) fixar conteúdo. Durante grande período na história eclesiástica, o canto gregoriano serviu para propiciar um ambiente espiritual, facilitando a reflexão.

ADORAÇÃO  e ORAÇÃO
Todo adorador verdadeiro precisa ter uma vida dedicada à oração e todo aquele que tem uma vida dedicada à oração, é, por conseqüência um adorador verdadeiro, pois a oração é “a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz”, e no modelo de oração que o próximo Jesus nos ensinou em Mateus 6:9-13, o princípio da nossa oração deve ser a adoração, ou seja, se rezarmos assim como aprendemos com Jesus certamente adoraremos o Pai. (Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome...). Seguindo esse modelo estaremos sempre adorando a Deus em nossa oração.

2º Adorai Jovem
ESTE EVENTO quer mostrar o rosto de Jesus, o jovem de Nazaré a Juventude teresinense, de maneira simples, criativa e dinâmica, mostrando o valor do jovem “na Igreja, para Igreja e com a Igreja”, na perspectiva de um mundo mais fraterno, onde prevaleça a solidariedade, a justiça, paz e amor.


Com isso Vos pergunto: Queremos fazer o 2º Adorai Jovem – Teresina??
Entre em Contato conosco e saiba mais sobre este projeto.
Coordenadores: Frei Alexandre Veloso e Frei Jonas Dias
                  
Informações
Convento São Benedito (86) 3222 2667 ou 8855 1072
Convento de Parnaíba (86) 3322 1366 ou 3322 1576 (a partir de fevereiro)
Vocacionado Filipe (86) 8837 6220
Inês Maria (86) 8882 6277

Acreditamos Nesta Idéia!!!!!   
Frei Alexandre Velloso, OFMCap.

Um comentário: